sexta-feira, 20 de junho de 2014

A LITERATURA POR UMA BOA CAUSA

Jonatan Rafael
Para o Paraná Online

Quem acha que literatura é uma causa perdida está redondamente enganado. E não pense que é pelo fato de que – dizem que – os livros estão morrendo e dando lugar a tablets e afins. O poeta e tradutor curitibano Fernando Koproski resolveu deixar às claras o impacto que a literatura – e sobretudo a poesia – tem na vida do ser humano.
O escritor, que também é um apaixonado por cães e gatos, fez uma parceria com o coletivo Salva Bicho Curitiba, organização responsável pelo resgate de muitos amigos de quatro patas em Curitiba e também na região metropolitana. Para ajudar o grupo, que em tempos de enchente tem trabalhado dobrado, o poeta resolveu doar seu lucro com a venda do livro Nunca seremos tão felizes como agora para o coletivo.

“A ideia surgiu em função da realidade das tragédias naturais que aconteceram em todo o Paraná. E eu gostaria de participar também, mas única coisa que tenho são livros. Minha esposa deu a ideia de doar uma parte do meu lucro com livro e eu concordei”, comentou Koproski.

Trocando em miúdos, quem comprar o livro na Livrarias Curitiba estará doando R$ 10 para o Salva Bicho. Koproski, que sempre se colocou contra as formalidades da poesia, com esse gesto coloca uma pá de cal sobre a (triste) visão (erroneamente) idealizada de que a poesia não se funde ao cotidiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário