quinta-feira, 10 de julho de 2014

Quem disse que ter gato não motiva na hora de fazer exercícios? Olha a foto e aprenda mais do incrível mundo “felindo” com esse poema do T.S. Eliot que eu traduzi:

COMO CHAMAR UM GATO

Você já ouviu falar de vários tipos de gatos,
Sobre isso minha opinião é um fato
Não é preciso que um intérprete você seja
Para entender a sua natureza.
Você já viu o suficiente para perceber
Que os gatos são assim como eu e você
E outras pessoas que topamos pela frente
Com ideias as mais diferentes.
Pois se uns são sãos e outros são loucos
Uns são bons e outros nem um pouco
Desde os melhores até o mais ruinzinho
Todos podem caber num versinho.
Você já os viu em vários lugares,
Aprendeu sobre seus nomes peculiares
Seus hábitos e seu habitat nato:
Mas
Como você chamaria um gato?

Só para clarear sua mente, então
Te digo: UM GATO NÃO É UM CÃO.

Cães fingem que gostam de uma boa briga,
Mas nem sempre um latido acaba em mordida
Um cão é mais freqüentemente
O que se pode chamar uma alma transparente.
Mas é claro que não falo de Traquinas,
E de suas incríveis excentricidades caninas.
Um cão da cidade não me aperta o passo,
Mais fácil é ele dar uma de palhaço.
Longe mesmo de ser pretensioso
Um cão dificilmente é um ser orgulhoso.
Tanto que ele não terá do que se queixar
Se em seu queixo você o acariciar
Basta um tapinha ou afago nas costas
Pra ele deitar e rolar do jeito que gosta.
Tão calmo quanto desajeitado,
Um cão responde a qualquer chamado.

Mas devo te lembrar de um fato
Um Cão é um Cão – UM GATO É UM GATO.

Dizem que com eles há um pacto:
Apenas fale quando for chamado.
Mas eu não acredito nesse trato –
Acho que você pode chamar um gato.
Mas tenha em mente uma verdade
Um gato não curte certas intimidades.
Para tanto tiro meu chapéu no ato,
Então chamando-o, EI GATO!
Agora, se for o gato da vizinha
Quem eu encontrar em minha cozinha
Na sala, banheiro ou quarto
Eu o cumprimento assim, PORRA GATO!
Acho que Ronronaldo ele deve se chamar
Mas ainda não chegamos a nos apresentar.
Pois antes que um gato decida do nada
Te tratar como um camarada,
É preciso um pouquinho de agrado
De preferência, com leite achocolatado;
E claro, ter na despensa um tanto
De tortas de maçã ou morango,
Um atum enlatado ou patê de caviar,
Pois ele tem seu próprio paladar.
(Conheço um tal que só gosta de comer
Se tiver nhoque e linguado à dorê,
Ao terminar ele ainda lambe suas patas
Para não desperdiçar o purê de batatas.)
Por isso tudo um gato tem o direito
A cada um destes sinais de respeito.
Só assim com o tempo, homem
Você então possa chamá-lo pelo NOME.

Cada um cada um, cada qual cada qual eu trato:
Pois só assim é que se CHAMA UM GATO.

poema: T. S. Eliot
tradução: Fernando Koproski

Nenhum comentário:

Postar um comentário