quinta-feira, 2 de julho de 2015

É difícil ter um amigo (de verdade) para conversar. Mais difícil ainda é ter um poeta (de verdade) para conversar. E muito mais difícil ainda é ter um amigo e poeta (de verdade) para conversar... E eu tive um, acredite. Por essa e por muitas outras coisas é que você faz tanta falta, Rodrigo... Hoje faz 6 anos que vc partiu e aqui está o poema que fiz na época pra ti e publiquei no meu "Retrato do amor quando verão, outono e inverno (7letras)":

POEMA PARA MEU AMIGO

meu amigo se foi
e levou consigo
mais que um amigo

ele levou a ousadia de fotografar
o silêncio suave e selvagem dos aquários
a coragem de mergulhar fundo
em suas imagens de delírio exato

meu amigo só não foi sensato
ao voltar pra superfície das páginas
a fim de nos fazer respirar
poemas verdadeiros
e toda aquela loucura lúcida de seu romance

meu amigo foi insensato
ao ser generoso
e compartilhar conosco
suas mais puras
e belas anêmonas de sangue

ele foi digno,
ousado, corajoso, verdadeiro e generoso
e como se isso tudo não fosse o bastante
ele também foi um grande poeta
que agora deixou:

toda a poesia brasileira estanque
seis perfurações azuis em meu peito
os livros livres para queimar
fora das estantes

em seus últimos poemas
meu amigo já dava pistas de seu mais novo plano
– fotografar cada um dos aquários
do fundo do oceano –

tanto que no dia 2 de julho de 2009
rodrigo tirou o escafandro do armário
e partiu

para outras águas

para definir essa dor, meu amigo,
tudo que eu não preciso são palavras

(para Rodrigo de Souza Leão)

poema: Fernando Koproski
do livro "Retrato do amor quando verão, outono e inverno (7letras)"

http://www.livrariascuritiba.com.br/retrato-do-amor-quando-verao-outono-e-inverno-7-letras-lv341626/p

http://www.livrariascuritiba.com.br/retrato-do-artista-quando-primavera-7-letras-lv341627/p

Nenhum comentário:

Postar um comentário