terça-feira, 28 de julho de 2015

Sobre peixes pequenos e Oceanos

Um amigo me perguntou, “Fernando, como vc se sente sendo um dos poetas concorrentes ao prêmio OCEANOS?” Eu falei: “Como um poeta fora d’água...” rsrs... E é verdade. Nunca me senti à vontade em competições e concursos. Sempre achei idiota essa ideia de chegar em primeiro lugar (embora algumas vezes aconteceu de eu chegar...). Possivelmente, foi por isso que larguei a natação quando era pequeno, e desisti da sinuca na idade adulta. A ideia de competir, de objetivar uma medalha ou um troféu, partindo da premissa de que devo subjugar o outro (e fazê-lo se sentir diminuído) sempre me pareceu estúpida e uma verdadeira indecência. Afinal de contas, nunca houve ou haverá melhores, ou mais aptos. Todos somos aptos, embora alguns às vezes se sintam mais à vontade em sua inaptidão. Escrever poesia é isso, se sentir inapto, inadequado, e o tempo todo inconformado seja com a ditadura das formas (e regras e normas) ou com as pré-formatações desagradáveis da realidade. E poetas sempre serão inconformados, indivíduos fatalmente “problemáticos” que apesar disso (ou talvez exatamente por causa disso) têm um sismógrafo ultrassensível aos desajustes e “desconcertos desse mundo”. Daí vem o motivo de eu não acreditar em competições, e em especial as literárias...

Mesmo assim e apesar disso, estou concorrendo com 2 livros ao prêmio Oceanos, os 2 livros de poesia que lancei no ano passado (o “RETRATO DO ARTISTA QUANDO PRIMAVERA” e o “RETRATO DO AMOR QUANDO VERÃO, OUTONO E INVERNO”). E fico feliz por participar dessa festa literária nesse momento, porque neste ano de 2015 completo 20 ANOS DE CARREIRA. São 11 livros autorais, mais 3 livros de tradução (antologias poéticas que organizei e traduzi) e mais algumas dezenas de letras para canções. É um momento de comemoração e estou feliz por ter chego até aqui sem ter concorrido com ninguém, sem querer competir com ninguém (embora em minha cidade há muitos escritores que me odeiam e compitam comigo). Eles querem competir, não há o que os convença do contrário. Já disse que poesia não é uma corrida de 100 metros rasos. Mas muitos ignoram isso e insistem na grande tolice que é a competição literária. Certamente, é por isso que gastam tanto tempo e energia em fechar portas para você (na UFPR, na FCC ou em qualquer outra sigla com pouca Arte e várias Letras...). Mas não estou nem aí pra isso. Continuo fazendo meu trabalho, como disse um crítico “Sem alarde, sendo entre os invisíveis um dos mais conhecidos...”. Adorei essa referência à minha pessoa... rsrs... Sim, sou um homem invisível, assim como se torna invisível todo artista que pretenda trabalhar com arte em Curitiba (Lembram da crônica do Jamil “Como tornar-se invisível em Curitiba”?)

Enfim, invisibilidades à parte, completo 20 anos de carreira, e fico feliz pelos livros publicados, e pelos vários leitores que se tornaram meus amigos (e vice-versa) e sobretudo por todos vocês que de alguma forma, ou em algum momento, ainda dão ouvidos ao que a poesia tem a dizer.

Apesar de eu me sentir muitas vezes inadequado ou enGATAdo (entre um problema e outro ou entre uma coisa e outra), e não ser capaz de expressar no momento certo o quão grato eu sou por ter vocês em minha vida, agora eu digo: Obrigado... Obrigado a todos os profissionais que participaram de meus livros (revisores, designers, capistas, editores). Obrigado a todos os talentosos poetas e escritores com quem eu dividi ou ainda dividirei livros futuros... E principalmente Obrigado por todas as amizades que eu fiz e por todas as pessoas que eu conheci em função dos livros... Essa é a melhor premiação que eu poderia receber... Livro a livro, pensado, sentido e repartido, eu faço de vocês aí do outro lado da página: os meus melhores amigos...

Abraço do ‘peixe pequeno flutuando no Oceano’,
Fernando

ps. Na foto acima do texto, o poeta num típico momento enGATAdo...

http://www.livrariascuritiba.com.br/retrato-do-artista-quando-primavera-7-letras-lv341627/p
http://www.livrariascuritiba.com.br/retrato-do-amor-quando-verao-outono-e-inverno-7-letras-lv341626/p

Nenhum comentário:

Postar um comentário