quinta-feira, 24 de março de 2016

 EXPLORANDO A LITERATURA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA

Quais são os autores contemporâneos brasileiros que merecem sua atenção? Em parceria com o portal de literatura Homo LiteratusA Escotilha montou uma pequena seleção com sugestões de escritores e escritoras que podem (e devem!) servir como ponto de partida para explorar o que o Brasil cria quando o tema é literatura.

Vale lembrar que é uma lista pessoal, não uma “definitiva” – quem sabe o autor ou autora de quem você lembrou já não tenha sido abordado por um destes redatores?

Jonatan Silva (A Escotilha) – Fernando Koproski

Fernando Koproski é uma figura ímpar da literatura paranaense. Poeta, romancista e tradutor, o curitibano – que vive em São José dos Pinhais – se destaca por ser um homem do seu tempo: desprendido das preocupações acadêmicas e voltado, intimamente, ao resultado do trabalho. Em 2016, publicou a trilogia Narciso Para MatarTeoria do Romance na Prática e Crônica de um Amor Morto, suas primeiras obras em prosa após mais de 20 anos de poesia.

Koproski não alinha – e não se alia – a nenhum movimento e talvez, por isso, ainda se mostre tão interessante. Não existe compromisso ideológico (graças a Deus), apenas literário. Nunca Seremos Tão Felizes Como Agora (2009) e Tudo o que Não Sei Sobre o Amor (2003) não me deixam mentir. Se o que há em sua produção pudesse ser rotulado, seria um uncategorized. Koproski é plural e caminha com firmeza no atual lodaçal que encharca as estantes em nossas casas e livrarias.

24/03/2016
a matéria completa está aqui:
http://www.aescotilha.com.br/literatura/ponto-virgula/explorando-literatura-contemporanea-brasileira/

livros do Koproski:
NARCISO PARA MATAR
http://www.livrariascuritiba.com.br/narciso-para-matar-aut-paranaense-lv395563/p
CRÔNICA DE UM AMOR MORTO
http://www.livrariascuritiba.com.br/cronica-de-um-amor-morto-aut-paranaense-lv395564/p
A TEORIA DO ROMANCE NA PRÁTICA
http://www.livrariascuritiba.com.br/teoria-do-romance-na-pratica-a-aut-paranaense-lv395565/p


Nenhum comentário:

Postar um comentário