sexta-feira, 11 de novembro de 2016

O post mais difícil é esse: escrever sobre ele. Já escrevi sobre seus poemas, já traduzi seus poemas, e já vivi muitos desses poemas também. Talvez por isso, sua passagem para este outro lugar seja tão difícil de ser assimilada. Talvez por isso as palavras para mim agora se tornem tão pobres, tão pouco, tão impotentes. As minhas palavras, eu sei, não dão conta de nada, nem da tristeza, do assombro ou da raiva da perda. Sim, eu tenho raiva, porque me sinto pouco, pobre e impotente. As palavras dele sempre foram mais altas, viam grandeza e beleza e espiritualidade nos piores momentos. E me ensinaram muito. Mas agora, neste momento, estou envergado, foi aberto um rombo no meu casco, um rombo desgraçado na minha couraça, e a água suja entra por todos os lados. Os cômodos mais queridos estão sendo inundados e eu vejo a água avançar pelos meus papéis sagrados, sem poder fazer nada... Pelo jeito, ainda tenho muito que aprender com ele e com suas palavras. Um abraço, Leo. Obrigado por tudo. Boa viagem...

VIAGEM

Amando você, corpo a corpo, sempre refleti
Em viajar na penúria para algum sujo reinado
Onde um mestre me instruísse a seguir
Por uma vida sem dor, a amar sozinho
Onde sem ferir a rocha abraça o lago.

Perdido nos campos de seus cabelos, não me perdi
O bastante para sair de meu caminho;
Sufocado diante de seu corpo não pude exaurir
O desejo que me proibiu contratos, a hora
Do sim, promessas, e quando você adormecia
Olhava com reverência além de sua beleza.

                                                                    Agora
Sei por que tantos foram os que estacaram e choraram
Entre os amores que deixaram e procuram haviam se posto,
Imaginando se a viagem aos fins ofereçam meios –
Horizontes compõem as linhas delicadas de seu rosto,
O céu venta um medalhão em seus cabelos.

poema: Leonard Cohen
tradução: Fernando Koproski
do livro ATRÁS DAS LINHAS INIMIGAS DE MEU AMOR” (antologia poética de LEONARD COHEN) Editora 7Letras
http://www.livrariascuritiba.com.br/atras-das-linhas-inimigas-de-meu-amor-aut-parana-lv220048/p

Um comentário:

  1. Acredite que me lembrei de você quando soube. Belo texto.

    Meus sentimentos.

    E, veja, em postagem de meu blog há pouco mais de um mês, no dia mesmo em que saí de casa para comprar o teu / dele livro, citei estrofe deste poema acima.

    Que coisa...

    A postagem ::

    http://avidanumagoa.blogspot.com.br/2016/10/rio-comprido-beyond-your-beauty.html

    ResponderExcluir